Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Discovery: a ultima viagem !

O Discovery, o mais antigo  ônibus espacial partiu, no último dia 24/02, às 18h50m (Brasília) para o que será a sua última missão ao espaço. A nave está levando a bordo seis astronautas e um Robonauta, o primeiro humanoide a ser enviado à estação espacial. Lá, o  robonauta cumprirá várias tarefas, inclusive a de serviços de limpeza.
Este é o 39º e último voo missão do Discovery. Ele começou a operar em 1984, é campeão de permanência no espaço e teve entre suas principais missões, a de lançar o telescópio espacial Hubble à órbita e também recuperar um satélite e trazê-lo de volta à Terra.
Depois da explosão do Challenger, o Discovery foi o primeiro ônibus espacial a ser enviado em missão ao espaço. Outros dois ônibus espaciais ainda estão em operação, mas também devem se aposentar em breve. São eles o Endeavour, que fará sua últimamissão em abril, e o Atlantis, que vai para o espaço em junto e deve encerrar de vez o programa americano dos ônibus espaciais.  Cada viagem dessas tem um custo de aproximadamente US$ 500 milhões. A última missão do Discovery deve durar 11 dias.
Com a aposentadoria do ônibus espacial Discovery,  do Atlantis e Endeavour, a tarefa de conduzir os astronautas americanos em missão ao espaço deve ficar a cargo das naves russas Soyuz, pelo menos até que sejam construídas novas naves, desta vez, pela iniciativa privada. A previsão é de que, lá pelos anos 2015 empresas particulares passem a fazer o transporte espacial. Já existem, inclusive, protótipos de naves projetadas para levar astronautas e turistas à estação espacial.

Fontes:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Astronomia.


A Ciência que estuda os corpos celestes .Os astrônomos,cientistas que se dedicam ao estudo da astronomia,utilizam em seu trabalho os dados ,telescópicos,radares,espectroscôpio,satélites artificiais e espaçonaves.
                            
A astronomia é uma ciência que tem milhares de anos.Sua origem encontra-se ligada às atividades agricolas e à religião e foi provavelmente a primeira das ciências desenvolvida pelo homem.Teve grande importância nas civilizaçòes da antiquidade;2000 anos antes da era Cristã.,os babilonios,chineses e egipcios semeavam obedecendo a calendários elaborados de acordo com o movimento regular do sol e da lua.No Egito antigo,quando certas estrelas apareciam no firmamento,a população sabia que era chegada a época das enchentes.Quando surgia a constelação de Aquário ,o povo preparava-se para enfrentar as enchentes do Rio Nilo.A astronomia teve inicio na Grecia Antiga.Há cerca de 2600 anos,Pitágoras supôs que a terra era uma esfera no centro do universo.Quase 800 anos depois outro grego,Ptolomeu,escreveu um livro que foi o fundamento para a astronomia dos 1400 anos seguintes.O erro dos primeiros astrônomos foi pensar que a terra estava imóvel no centro do universo e que o sol,a lua as estrelas e os planetas giravam em torno dela.
A astronomia moderna:
Foi com trabalho de Nicolau Copérnico no século xvI que teve inicio a moderna astronomia. Em 1543,ela afirmou que a terra e todos os planetas giravam ao redor do sol,corrigindo assim a teoria de Ptolomeu sobre o universo.Ainda no final do século xvI,o dinamarquês Tycho Brahe estudou as posições das estrelas e dos planetas.Brahe morreu antes de completar seu trabalho mas o astrônomo e matematico Johannes Kepler deu continuidade àqueles estudos ,determinando como os planetas giravam ao redor do sol,em órbita eliptica.


GALILEU E NEWTON:
Ao mesmo tempo que Kepler calculava as órbitas dos planetas,Galileu desenvolvia o telescópio,instrumento que possibilitou uma visão do firmamento como jamais tivera sido obtida até então.Em 1610,Galileu observou as luas de Júpiter e as fase de Venus.Depois de sua morte em 1642,o fisico e matemático Isaac Newton realizou a maior descoberta desde o tempo de Copérnico .As leis de Newton permitiram explicar os movimentos dos corpos celestes. Ele provou,por exemplo, que a gravitação determinava a ;orbita da lua;Os trabalhos de Newton constituiram um passo fundamental para o desenvolvimento da astronomia e da física.

DESENVOLVIMENTOS RECENTES:
 A tecnologia espacial do século XX permitiu grandes avanços para a astronomia.Em 1947,os Estados Unidos lançaram um foguete para tirar a primeira fotografia acima da atmosfera.Em 1959,uma sonda espacial da União Sovietica registrou as primeiras imagens televisionadas do lado da lua que fica sempre oposto à Terra. Desde os anos 60,os Estados Unidos recebem informações de espaçonaves lançadas até Marte e Venus.Em 1979,duas espaçonaves americanas, a Voyager 1 e a Pionner ll,passaram nas proximidades de Júpitere Saturno,respectivamente,enviando fotos e dados,que sendo analisadas pelos cientistas de todo o mundo.

Fontes:

Solstício e Equinócios.

Os Solstícios e equinócios são nomes dados aos dias que iniciam alguma das estações do ano. A implantação dessas datas teve como pressuposto a intensidade com a qual os raios solares atingem a superfície terrestre. 

Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho e 21 de dezembro. 

No solstício de 21 de junho, dá-se início ao verão no hemisfério Norte, desse modo, os dias são mais longos do que as noites. Já no hemisfério Sul, a data em questão marca o começo do inverno, no qual as noites são mais longas que os dias. 

No solstício de 21 de dezembro, inicia-se no hemisfério Norte a estação de inverno, período em que as noites são mais longas que os dias. Já no hemisfério Sul, a data determina o começo do verão, estação em que as noites são mais curtas do que os dias. 

Equinócio é uma palavra derivada do latim que significa “noites iguais”. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 21 de março e 23 de setembro. 

No equinócio de 21 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias. 

No equinócio de 23 de setembro, dá-se início ao outono no hemisfério Norte, com dias mais curtos que as noites. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo da primavera, apresentando noites mais curtas que os dias. 

Fontes:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Efeito Maré.

Todos nós nos apercebemos de um fluxo e refluxo das águas do mar junto à costa. Quase sempre duas vezes por dia e com uma relação com o ciclo lunar. São as marés.
Este fenómeno já era conhecido na Antiguidade mas a explicação do facto só foi possível depois de Newton ter formulado a Lei da Gravitação Universal (1687). Qualquer corpo exerce sobre um outro uma força gravitacional que o atrai. A massa do Sol exerce uma força que atrai os planetas contrariada por uma outra força, centrífuga, que permite que aqueles se mantenham na órbita do grande astro. O mesmo princípio aplica-se ao binómio Terra-Lua.
A força exercida pela Lua e pelo Sol atraem a água dos oceanos (e também dos continentes!) provocando o fenómeno das marés. Mas, apesar da imensa massa do Sol, 27 milhões de vezes maior que a da Lua, o facto desta se encontrar mais próxima da Terra faz com que a influência da Lua seja mais de o dobro da do Sol. São as variações das posições do Sol e da Lua que comandam o ciclo das marés. De cada vez que a Lua passa pelo meridiano do lugar o efeito da maré, a preia-mar, só se faz sentir um pouco mais tarde devido ao atrito das massas (água e fundo) e à necessidade de vencer a inércia. Por exemplo, numa lua nova ou lua cheia a maré de maior amplitude só ocorre no dia seguinte, periodo que pode ir até 36 horas e tem o nome de idade da maré. Sempre que a Lua nasce ou se põe, relativamente a esse mesmo lugar, dá-se uma baixa-mar.
Num dado momento há sempre duas marés altas na Terra. A maré directa, no lado que está voltado para a Lua e a maré indirecta no lado oposto.

As grandes marés, ou marés vivas, são aquelas cuja amplitude é a maior do ciclo lunar e correspondem ao momento de concordância das atracções solares e lunares, na lua cheia e lua nova.
O Sol e a Lua encontram-se em quadratura quando as forças atractivas se encontram desfazadas em 90º. É durante este periodo, quarto minguante e quarto crescente, que as marés atingem a amplitude mínima chamando-se assim de marés mortas.
Outras forças intervenientes, como a de outros astros, as forças de fricção entre as massas de água e o fundo, e a força de Coriolis (criada pela rotação da Terra) combinam-se para criar um sistema de ondas estacionárias e progressivas que oscilam ou rodam à volta de pontos nodais. Devido ao limite imposto pelos continentes estes sistemas estão confinados numa bacia oceânica própria. A amplitude, nesses pontos, pode variar de 0 a 15 ou mais metros, mas de uma maneira geral essa amplitude está compreendida entre 0,9 m a 3 m.
Os oceanos Atlântico e Índico têm marés semidiurnas (duas vezes por dia), mas reagem muito fracamente à componente da maré diurna (uma vez por dia). Na Europa as marés são essencialmente semidiurnas. No oceano Pacífico há também duas marés por dia mas com uma nítida preponderância de uma sobre a outra (maré mista).
Todo o fenómeno das marés é de extrema importância, sobretudo quando se navega em águas restritas, já que o calado da embarcação nessas águas pode ser decisivo durante a navegação. O cálculo da das marés é complexo pelo que se usam tabelas para se determinar as horas e alturas das marés. Entre nós e para os portos nacionais são calculadas e editadas pelo Instituto Hidrográfico.
Para se determinar a altura da maré num dado momento usa-se um ábaco (método gráfico) onde se une através de uma recta os pontos das duas horas das marés, e outra unindo os pontos das alturas dessas marés. Faz-se depois uma intersecção do ponto, para a hora pretendida, no gráfico das horas obtendo-se um outro que se faz corresponder inversamente no gráfico das alturas.
Se não tiver um ábaco à mão pode usar a regra dos dezasseis avos que nos diz quer na 1ª e 6ª hora de enchente ou vazante a altura da maré é de 1/16 dessa amplitude; na 2ª e na 5ª de 3/16 e na 3ª e 4ª hora de 4/16 da amplitude. Isto apenas em lugares de marés regulares.

Veja o vídeo sobre "Efeito Maré" no tópico dos videos.



Fontes




domingo, 3 de abril de 2011

O Sistema das estações do ano


As quatro estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno) caracterizam-se por tempos meteorológicos bem distintos (falamos de tempo meteorológico para o distinguir do tempo dos relógios). No hemisfério Norte, a Primavera começa a 21 de Março, o Verão a 21 de Junho, o Outono a 23 de Setembro e o Inverno a 21 de Dezembro, pelo que as estações dividem o ano em quatro partes aproximadamente iguais.


O início de cada estação é definido por dois fenômenos astronômicos: o solstício(para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). Solstício vem do latim solstitium, e significa parada do Sol. Equinócio vem das palavras latinasaequus, igual, e nox, noite, ou seja, duração do dia igual a noite.



A Primavera iniciará às 06h04 do dia 23 de setembro de 2011. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. 



O Verão iniciará às * 02h30 do dia 22 de dezembro de 2011. A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. 


O Outono inicia-se 20h21 do dia 20 de março de 2011 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.


O Inverno iniciará às 14h16 do dia 21 de junho de 2011 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas. 




Fonte :   http://www.zenite.nu
http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/