Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O uso de sistemas de roldanas e polias em academias

Esses discos são denominados roldanas ou polias. São discos com um canal por meio do qual passa um fio ou corda, em que está presa uma carga.



Roldanas fixas
A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, como observamos na figura, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.

Roldanas móveis
As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.
Observe na figura a baixo, como a roldana móvel pode facilitar o trabalho.




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Identificando forças que atuam em corpos em movimento.



A Primeira Lei de Newton ( Lei da inércia de Galileu) - Na ausência de
forças, (a força resultante é nula), um corpo em repouso continua em repouso,
e um corpo em movimento continua em movimento em linha reta e com
velocidade constante.

A primeira força que atua sobre um corpo em movimento é a força peso que é resultado da força gravitacional exercida pela Terra. A segunda força é a atrito sem o qual nenhum de nós não nos moveríamos é por causa da força de atrito que conseguimos andar. E a terceira força é a normal que é a força de contato que existe sempre que há contato entre o corpo e a superfície de apoio .



Fonte: Livro Universo da Física Mecânica.   Autores: José Luiz Sampaio , Caio Sérgio Calçada , editora : FNDE

Forças que atuam em corpos em repouso

Todos os corpos apresentam uma tendência natural de manter o seu estado de movimento. Para que esse equilíbrio seja quebrado é necessário a ação de uma força resultante não nula sobre o corpo.
A tendência natural de um corpo que está em repouso é continuar em repouso. Para alterar o seu estado de movimento, ou seja, para colocá-lo em movimento é necessário que uma força resultante diferente de zero atue sobre ele. Desse modo, podemos concluir que a resultante das forças que atuam sobre um corpo em repouso é sempre nula.

Na animação abaixo,   
a tendência natural da moeda em repouso é continuar em repouso, a não ser que uma força não nula atue sobre ela. O mesmo acontece quando o mágico tira a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.

O uso de sistemas de polias em construções .

Roldanas ou Polia:
 Disco móvel em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, com um sulco chamado gola ou garganta no seu contorno periférico, e a cujo eixo se liga uma peça chamada alça, destinando-se, isolada ou associada a outras, a elevar objectos pesados.

magine que você tenha um peso total de 45 kg suspenso por uma corda, como mostrado abaixo:
Na figura acima, para suspender este peso é preciso aplicar uma força dirigida para cima de 45 kg na corda. Se esta corda tiver 30 metros (cerca de 100 pés) de comprimento e o seu objetivo for levantar este peso até uma altura de 30 metros, será preciso puxar a corda até esta altura. Isso é bastante simples e óbvio.
Agora, imagine que você acrescente uma polia ao conjunto:
Isso muda alguma coisa? Na verdade, não. A única mudança é a direção da força necessária para que o peso seja levantado. Ainda será necessário aplicar 45 kg de força para manter esse peso erguido e puxar os 30 metros da corda para alcançar essa mesma altura.




Fontes : http://pt.scribd.com/doc/6895480/09-Aplicacoes-das-Leis-de-Newton-tensao-diagramas-de-forca
                 http://ciencia.hsw.uol.com.br/sistema-de-roldanas.htm

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que fazer com pilhas e baterias ?

Poucas pessoas sabem qual o destino adequado para das pilhas e baterias usadas. Dependendo do material que possuem elas podem fazer parte do lixo doméstico ou não. Aquelas compostas, por exemplo, por mercúrio, cádmio ou chumbo podem provocar graves doenças e danos ao meio ambiente.


O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através das resoluções 257 e 263, limitou o uso desses materiais e obrigou os fabricantes a manter postos de coleta para a devolução de pilhas e baterias. Empresas como Duracell, Eveready, Kodak, Panasonic, Phillips, Rayovac e Varta já cumpriram as normas, mas não há garantias sobre a composição das pilhas e baterias vendidas pelo comércio informal.

Para saber o que fazer, o consumidor deve prestar atenção nas embalagens que indicam se elas podem ou não ser descartadas no lixo doméstico. Abaixo a lista das pilhas e baterias que podem fazer parte do seu lixo:

1- comuns e alcalinas, ou que utilizem os componentes Zinco/Manganês e Alcalina/Manganês. São usadas em brinquedos, lanternas, rádios, aparelhos de controle remoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkman;
2- especiais ou compostas pelos sistemas níquel-metal-hidreto (NiMH), íons de lítio, zinco-ar. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, filmadoras, notebooks, aparelhos auditivos, equipamentos fotográficos, calculadoras, computadores e videocassetes;
3- pilhas especiais do tipo botão e miniatura. Usadas em equipamentos fotográficos, agendas eletrônicas, calculadoras, relógios e sistemas de segurança e alarme. 



As demais pilhas e baterias, que possuem metais perigosos além do permitido pelas resoluções do Conama, devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias. Acompanhe abaixo quais são elas:

1- baterias de chumbo ácido. São usadas em indústrias, automóveis e filmadoras;
2- pilhas e baterias de níquel cádmio. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, barbeadores e outros aparelhos que usam pilhas e baterias recarregáveis;
3- pilhas e baterias de óxido de mercúrio. São usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle.