Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Parques de Diversão, perigos e a Física.

Com o avanço da tecnologia, muitas formas de diversão foram surgindo. O parque de diversão já uma opção bem antiga, porém, ainda muito utilizado e ele cada vez mais vem aderindo aos adeptos da tecnologia. Brinquedos mais radicais, mais modernos, mais criativos, etc..

Porém, nem tudo são flores, por trás daqueles coloridos e divertidos brinquedos dos grandes parques de diversões se escondem perigos, que na maioria das vezes podem ser fatais quando se trata da vida de uma pessoa.
Quando vamos ao parque de diversões só pensamos em nos diverti (pelo menos eu e meu irmão somos assim). E nunca nos lembramos de olhar como o brinquedo está. Se ele está em boas ou más condições. E nessa parte em que pecamos, pois é em uma simples falha que pode fazer com que nos percamos a vida.
No Brasil existe a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Ou seja, as normas aplicadas por essa associação servem também para os parques de diversões. Só que nem sempre os proprietários e administradores dos parques levam essas normas a serio. Muitas pessoas, principalmente crianças, estão perdendo a vida em parques de diversões e as principais causas são, as más condições em que os brinquedos se encontraram, a falta de cuidado, e acima de tudo, a FALTA DE MANUTENÇÃO.

E a Física?
A relação entre Física e Parque de diversão se resume em: Energia Potêncial gravitacional e a Energia cinética. Em alguns brinquedos, como por exemplo a montanha-russa, que possui os dois tipos de energia.




Fontes:




Umas das 5 maiores montanhas russas do mundo

Kingda Ka

A mais alta e mais rápida montanha russa do mundo! Fica no parque Six Flags Great Adventure em Jackson.Ela tem aproximadamente 140 metros de altura e uma descida de 90 graus com meia torção.A aceleração é brutal, vai de 0 a 200 km/h em 3,5 segundos.


Steel Dragon 2000

Situada no Japão, é uma das mais longas montanhas russas do mundo, no seu ponto mais alto,á 96 metros de altura, começa uma queda brutal de 90 metros, fazendo com que a velocidade do carrinho chegue a mais de 150 km/h.

Millennium Force

Fica em Cedar's Point e tem 1700 metros de comprimento e o passeio dura dois minutos, possui uma queda de 90 metros com bastante torções.

Top Thrill Dragsten

Um pouco mais lenta e mais baixa da Kingda Ka, mas em síntese, é a mesma.

Dodonpa

Outra japonesa, a Dodonpa fica em um parque p´roximo ao monte fugi.Ela é a terceira mais rápida montanha russa do mundo, e tem uma aceleração brutal que lhe leva de 0 a 170 km/h em apenas 2 segundos.


 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Risco de acidentes nas estradas.

No Brasil, a atual situação no quesito acidentes nas estradas e no trânsito, é alarmante. As companhias de seguros registraram, em média, 43.000 sinistros de morte por ano nos anos 2002 a 2005. A diversas consequencias geradas por esses acidentes são altamente graves.
A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em conseqüência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorreta.
As causas mais comuns são :
- A falta de Manutenção preventiva: Muitas vezes os motoristas ou proprietários dos veículos, acabam adiando a manutenção. Alguns alegam que é falta de tempo, outros que esqueceram. A manutenção preventiva, é essencial para que o motorista saiba a situação em que seu veículo está. Além de revelar e o mesmo está com algum defeito.

excesso de velocidade:  a alta velocidade é um dos fatores que mais causam acidentes nas estradas e no trânsito. Muitas vezes o motoristas querem chegar logo ao seu destinos e acabam excedendo no quesito " velocidade ". Em uma situação de colisão, o fator “alta velocidade” aumenta a gravidade do acidente, portanto é imprescindível respeitar os limites de velocidade sinalizados.


As bebidas alcoólicas: a geração atual de jovens e adultos, gostam de aproveitar a vida, uma das opções para determinado aproveitamento é  frequentar barzinhos e boates com amigos. Na maioria das vezes esses jovens e adultos condutores de veículos, acabam ultrapassando o limite da ingestão de bebidas alcoólicas. E ao fim da diversão, acabam dirigindo embriagados. O uso de álcool por motoristas, é outro fator que mais gera acidentes envolvendo automóveis e motocicletas.


Ultrapassagem: alguns motoristas, efetuam ultrapassagens em lugares proibidos. Se destarem facilmente, e muitas vezes nem observam que estão fazendo a ultrapassagem onde não devem. Isso tudo, na intenção de chegar mais rápido ao seu destino.

Essas são as causas mais frequentes dos acidentes nas estradas e no trânsito. E não se esqueça, use sempre o cinto de segurança.