Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A industria automobilistica e o estudo das colisões .

Conforme a velocidade, a proteção dos air-bags em uma colisão pode não ser a esperada. Tais aspectos da absorção das estruturas automobilísticas estão ligadas às leis da física, relativamente à massa das estruturas.


A concepção que se faz de veículos de grande estrutura é a de que resultariam em maior proteção, dada a sua massa . No entanto, tal concepção é errônea, pois a massa em movimento tende a multiplicar-se. Num impacto, toda a inércia da massa é projetada sobre o ponto de impacto da estrutura veicular. Testes vêm revelando que veículos de maior massa, tipo camionetes, são relativamente mais propensos à insegurança que veículos de menor porte, ou seja, não necessariamente são mais seguros.Um veículo cuja massa seja de 2000 kg, a 100 km/h estaria pesando aproximadamente, e pelo menos, o dobro.


 Supondo que sua estrutura tenha o peso distribuído regularmente, a estrutura frontal pesaria 700 kg. Num impacto contra veículo de iguais proporções, a estrutura dianteira receberia a pressão dos restantes 1300 kg do veículo, que estaria pesando 2600 kg, mais a pressão da massa do outro veículo, que estaria pesando 4000 kg, numa pressão total de 6600 kg, 


A eficiência de impacto não resulta necessariamente na sua absorção. O importante no impacto, a fim de que o habitáculo não seja atingido, ou esmagado, é que a estrutura frontal seja rígida o suficiente, a fim de que a energia cinética não seja assimilada internamente ao veículo, vindo a atingir os ocupantes. Logo, deve existir uma relativa repulsão entre os veículos . Havendo esmagamento do habitáculo, é praticamente ineficiente a ação de air bags e side bags .





Fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_impacto

A construção de hidreletricas e os danos ao meio ambiente .

As usinas hidrelétricas são uma importante fonte de energia no mundo atual. A energia produzida pelas usinas hidrelétricas também é o equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo. O Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo, possuindo atualmente 158 usinas hidrelétricas de grande porte, que produzem um total de 74.438.695 kw .


Esse tipo de geração de energia produz diversos impactos ambientais, o que faz com que seja motivo de polêmica atualmente com o avanço das discussões sobre desenvolvimento sustentável.


Esses impactos ocorrem principalmente durante a construção dessas usinas, quando afetam a fauna e a flora local. O represamento da água contribui para esta destruição, fazendo com que diversas espécies fiquem submersas e morram, aqueles animais que conseguem fugir acabam saindo de seu habitat natural precisando se adaptar em novos lugares.


Em relação às espécies aquáticas, o represamento faz com que umas acabem por se proliferar em relações a outras e, para aquelas espécies que fazem a piracema, são utilizadas escadas nas barragens para que esses peixes possam circular. O represamento também gera um excesso de nutrientes culminando na eutrofização das águas e aumentando a proliferação de microorganismos que, além de poluir, causam conseqüências negativas aos homens. Além disso, a morte da floresta eleva a temperatura ambiente mudando o ciclo de chuvas.





Fontes : http://www.slideshare.net/guest10c94f/hidreltricas-e-meio-ambiente-2
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110501131350AA0QQVq

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Funções dos carboidratos, sais minerais, lipidios, proteinas e vitaminas.

Carboidratos: exercem funções energética e estrutural. No caso da energética, constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. E na estrutural, determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células.
Generalizando, os carboidratos exercem uma importante função em nosso organismo. Afinal, é através deles que a célula obtém energia para realizar as atividades metabólicas.                    


















Sais Minerais: tem funções plásticas e reguladoras do organismo. Atuam na constituição do esqueleto, prevenção de algumas doenças, assim como seu excesso pode também provocar o aparecimento de doenças. Vejamos nos seguintes exemplos:


•Ferro: é um sal mineral que possui uma pequena taxa de absorção. Essa pequena pode variar de acordo com seu tipo (“não hemínico” ou “não heme”).  falta de ferro, provoca anemia, ou seja, a falta de glóbulos vermelhos no sangue. Entre as fontes alimentícias que contem o ferro, se destacam: carnes de porco e de frango, e algumas verduras.












• Cálcio e fósforo: atuam diretamente na formação e na força dos ossos e dentes. A maior parte do cálcio ingerido é depositada nos ossos e dentes, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos. Atuam também no funcionamento do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação do sangue e pressão arterial. Encontra-se o cálcio e o fósforo em laticínios, peixes ósseos, legumes, brócolis, repolho, e carnes.


São muitos os exemplos dos sais minerais e suas funções em nosso organismo.


Lipídiosexercem funções, energética(Fornecem mais energia que os carboidratos, porém estes são preferencialmente utilizados pela célula.), estrutural(Os principais componentes das membranas celulares.), isolante térmico(Auxiliam na manutenção da temperatura do corpo.), e proteção mecânica(A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos.). Os principais alimentos que contém lipídios são: Margarinas, milho, aveia, soja, gergilim, cevada, trigo integral, centeio, óleo de canola, óleo de soja e óleo de peixes.




Proteínas: mais outro nutriente que exerce várias funções. A estrutural, oferece rigidez, consistência e elasticidade a pele. A hormonal, que exerce alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo, podemos citar o exemplo da insulina. A defesa, pois realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas. A energética, que é a obtenção de energia a partir dos canais que compõem as proteínas. A enzimática, pois existem proteínas altamente especializadas e com atividade catalítica. E condução de gases, O transporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteínas. As fontes se encaixam em: peito de frango grelhado, peru, amêndoas, caju, atum em água, queijo cottage, iogurte light, sopa de lentilhas, clara de ovos, macarrão cozido, entre muitas outras. 


Vitaminas: essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças, e seu excesso pode gerar problemas. Se classificam em:
  A- combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina. Fontes: fígado de aves, animais e cenoura .
  D- regulação do cálcio do sangue e dos ossos. Fontes: óleo de peixe, fígado, gema de ovos.
  E- atua como agente antioxidante. Fontes: verduras, azeite e vegetais.
  K-atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos). Fontes: fígado e verduras de folhas verdes, abacate .
  B1-atua no metabolismo energético dos açúcares. Fontes: cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja.
  B2- atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso. Fontes: leites, carnes, verduras.
  B5- metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares. Fontes: fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais.
 B6- crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios. Fontes: carnes, frutas, verduras e cereais.
 B12- formação de hemácias e multiplicação celular: Fontes: fígado, carnes.
 C-atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino. Fontes: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga.
H-metabolismo de gorduras. Fontes: noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral.
M- metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos. Fontes: cogumelos, hortaliças verdes.
PP- manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue. Fontes: ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado.




Fontes da postagem.