Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Origem dos nomes dos planetas



Mercúrio (Hermes) - deus do comércio, dos viajantes e também dos ladrões. Ás vezes é associado também ao deus da velocidade. Foi assim chamado talvez por causa da velocidade com que se move em sua órbita.


Vênus (Afrodite, Ishtar) - deusa da beleza e do amor. Assim chamado talvez por que seu brilho é o mais intenso (fora o Sol, é claro), quando visto da Terra, no céu.


Marte (Ares) - deus da guerra. Provavelmente recebeu esse nome devido á sua coloração vermelha, qeu se assemelha com o sangue. Porém, o deus Marte dos romanos era também o deus da agricultura, antes de seu nome se unir ao deus Ares dos gregos.


Júpiter (Zeus, Jove) - era considerado o deus dos deuses, suprema autoridade do Olimpo e tembém o patrono de Roma. Era filho de Saturno, que era filho de Urano. Provavelmente recebeu esse nome por ser o maior dos planetas no Sistema Solar.


Saturno (Cronus) - deus da agricultura e do tempo. Filho de Urano e Gaia, pai de Júpiter.


Urano (?) - O mais antigo deus grego, o mais velho deus supremo. Foi pai de Saturno, Ciclopes e Titans.


Netuno (Poseidon) - deus do mar. Provavelmente recebeu esse nome por causa de sua coloração azulada.


Plutão (Hades) - deus do inferno. Foi dado esse nome a ele talvez por estar muito longe dos outros planetas. Outra teoria é que as iniciais PL (de Percival Lowel, seu descobridor) são as primeiras letras de Plutão.

Terra (Gaia) Esposa de Urano (o ceu quem em contacti com a gaia no horizonte gerou tudo o que conhecemos via fecundação ) 













Um comentário:

  1. Há alguns erros de português que creio terem vindo da fonte de pesquisa que vocês devem ficar atentos para não reproduzir.

    ResponderExcluir