Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que fazer com pilhas e baterias ?

Poucas pessoas sabem qual o destino adequado para das pilhas e baterias usadas. Dependendo do material que possuem elas podem fazer parte do lixo doméstico ou não. Aquelas compostas, por exemplo, por mercúrio, cádmio ou chumbo podem provocar graves doenças e danos ao meio ambiente.


O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através das resoluções 257 e 263, limitou o uso desses materiais e obrigou os fabricantes a manter postos de coleta para a devolução de pilhas e baterias. Empresas como Duracell, Eveready, Kodak, Panasonic, Phillips, Rayovac e Varta já cumpriram as normas, mas não há garantias sobre a composição das pilhas e baterias vendidas pelo comércio informal.

Para saber o que fazer, o consumidor deve prestar atenção nas embalagens que indicam se elas podem ou não ser descartadas no lixo doméstico. Abaixo a lista das pilhas e baterias que podem fazer parte do seu lixo:

1- comuns e alcalinas, ou que utilizem os componentes Zinco/Manganês e Alcalina/Manganês. São usadas em brinquedos, lanternas, rádios, aparelhos de controle remoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkman;
2- especiais ou compostas pelos sistemas níquel-metal-hidreto (NiMH), íons de lítio, zinco-ar. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, filmadoras, notebooks, aparelhos auditivos, equipamentos fotográficos, calculadoras, computadores e videocassetes;
3- pilhas especiais do tipo botão e miniatura. Usadas em equipamentos fotográficos, agendas eletrônicas, calculadoras, relógios e sistemas de segurança e alarme. 



As demais pilhas e baterias, que possuem metais perigosos além do permitido pelas resoluções do Conama, devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias. Acompanhe abaixo quais são elas:

1- baterias de chumbo ácido. São usadas em indústrias, automóveis e filmadoras;
2- pilhas e baterias de níquel cádmio. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, barbeadores e outros aparelhos que usam pilhas e baterias recarregáveis;
3- pilhas e baterias de óxido de mercúrio. São usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário