Carboidratos: exercem funções energética e estrutural. No caso da energética, constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. E na estrutural, determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células.
Generalizando, os carboidratos exercem uma importante função em nosso organismo. Afinal, é através deles que a célula obtém energia para realizar as atividades metabólicas.
Sais Minerais: tem funções plásticas e reguladoras do organismo. Atuam na constituição do esqueleto, prevenção de algumas doenças, assim como seu excesso pode também provocar o aparecimento de doenças. Vejamos nos seguintes exemplos:
•Ferro: é um sal mineral que possui uma pequena taxa de absorção. Essa pequena pode variar de acordo com seu tipo (“não hemínico” ou “não heme”). falta de ferro, provoca anemia, ou seja, a falta de glóbulos vermelhos no sangue. Entre as fontes alimentícias que contem o ferro, se destacam: carnes de porco e de frango, e algumas verduras.
• Cálcio e fósforo: atuam diretamente na formação e na força dos ossos e dentes. A maior parte do cálcio ingerido é depositada nos ossos e dentes, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos. Atuam também no funcionamento do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação do sangue e pressão arterial. Encontra-se o cálcio e o fósforo em laticínios, peixes ósseos, legumes, brócolis, repolho, e carnes.
São muitos os exemplos dos sais minerais e suas funções em nosso organismo.
Lipídios: exercem funções, energética(Fornecem mais energia que os carboidratos, porém estes são preferencialmente utilizados pela célula.), estrutural(Os principais componentes das membranas celulares.), isolante térmico(Auxiliam na manutenção da temperatura do corpo.), e proteção mecânica(A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos.). Os principais alimentos que contém lipídios são: Margarinas, milho, aveia, soja, gergilim, cevada, trigo integral, centeio, óleo de canola, óleo de soja e óleo de peixes.
Proteínas: mais outro nutriente que exerce várias funções. A estrutural, oferece rigidez, consistência e elasticidade a pele. A hormonal, que exerce alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo, podemos citar o exemplo da insulina. A defesa, pois realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas. A energética, que é a obtenção de energia a partir dos canais que compõem as proteínas. A enzimática, pois existem proteínas altamente especializadas e com atividade catalítica. E condução de gases, O transporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteínas. As fontes se encaixam em: peito de frango grelhado, peru, amêndoas, caju, atum em água, queijo cottage, iogurte light, sopa de lentilhas, clara de ovos, macarrão cozido, entre muitas outras.
Vitaminas: essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças, e seu excesso pode gerar problemas. Se classificam em:
A- combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina. Fontes: fígado de aves, animais e cenoura .
D- regulação do cálcio do sangue e dos ossos. Fontes: óleo de peixe, fígado, gema de ovos.
E- atua como agente antioxidante. Fontes: verduras, azeite e vegetais.
K-atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos). Fontes: fígado e verduras de folhas verdes, abacate .
B1-atua no metabolismo energético dos açúcares. Fontes: cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja.
B2- atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso. Fontes: leites, carnes, verduras.
B5- metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares. Fontes: fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais.
B6- crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios. Fontes: carnes, frutas, verduras e cereais.
B12- formação de hemácias e multiplicação celular: Fontes: fígado, carnes.
C-atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino. Fontes: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga.
H-metabolismo de gorduras. Fontes: noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral.
M- metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos. Fontes: cogumelos, hortaliças verdes.
PP- manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue. Fontes: ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado.
Fontes da postagem.
Ficou muito boa esta postagem, bem ilustrada e com as informações passadas de forma bem clara.
ResponderExcluir