Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Discovery: a ultima viagem !

O Discovery, o mais antigo  ônibus espacial partiu, no último dia 24/02, às 18h50m (Brasília) para o que será a sua última missão ao espaço. A nave está levando a bordo seis astronautas e um Robonauta, o primeiro humanoide a ser enviado à estação espacial. Lá, o  robonauta cumprirá várias tarefas, inclusive a de serviços de limpeza.
Este é o 39º e último voo missão do Discovery. Ele começou a operar em 1984, é campeão de permanência no espaço e teve entre suas principais missões, a de lançar o telescópio espacial Hubble à órbita e também recuperar um satélite e trazê-lo de volta à Terra.
Depois da explosão do Challenger, o Discovery foi o primeiro ônibus espacial a ser enviado em missão ao espaço. Outros dois ônibus espaciais ainda estão em operação, mas também devem se aposentar em breve. São eles o Endeavour, que fará sua últimamissão em abril, e o Atlantis, que vai para o espaço em junto e deve encerrar de vez o programa americano dos ônibus espaciais.  Cada viagem dessas tem um custo de aproximadamente US$ 500 milhões. A última missão do Discovery deve durar 11 dias.
Com a aposentadoria do ônibus espacial Discovery,  do Atlantis e Endeavour, a tarefa de conduzir os astronautas americanos em missão ao espaço deve ficar a cargo das naves russas Soyuz, pelo menos até que sejam construídas novas naves, desta vez, pela iniciativa privada. A previsão é de que, lá pelos anos 2015 empresas particulares passem a fazer o transporte espacial. Já existem, inclusive, protótipos de naves projetadas para levar astronautas e turistas à estação espacial.

Fontes:

Um comentário:

  1. Seria bom que vcs começassem a publicar aqui alguns assuntos novos, não somente os que eu peço, vamos incrementar, quanto mais temas tratados aqui, mais agradável será de ler o blog.

    ResponderExcluir