Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

O Sistema das estações do ano


As quatro estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno) caracterizam-se por tempos meteorológicos bem distintos (falamos de tempo meteorológico para o distinguir do tempo dos relógios). No hemisfério Norte, a Primavera começa a 21 de Março, o Verão a 21 de Junho, o Outono a 23 de Setembro e o Inverno a 21 de Dezembro, pelo que as estações dividem o ano em quatro partes aproximadamente iguais.


O início de cada estação é definido por dois fenômenos astronômicos: o solstício(para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). Solstício vem do latim solstitium, e significa parada do Sol. Equinócio vem das palavras latinasaequus, igual, e nox, noite, ou seja, duração do dia igual a noite.



A Primavera iniciará às 06h04 do dia 23 de setembro de 2011. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. 



O Verão iniciará às * 02h30 do dia 22 de dezembro de 2011. A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. 


O Outono inicia-se 20h21 do dia 20 de março de 2011 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.


O Inverno iniciará às 14h16 do dia 21 de junho de 2011 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas. 




Fonte :   http://www.zenite.nu
http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/

Um comentário:

  1. Bacana, embora não ilustraram muito, não caíram no erro de falar das estações do ano de maneira diferente da que elas acontecem aqui no Brasil.

    ResponderExcluir