Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O sol ..

Características

Sol é uma esfera de gases incandescentes em virtude das reações termonucleares que ocorrem em seu interior. Supõe-se que a temperatura aproximada de seu centro seja de 14 000 000º C, enquanto a da superfície - chamada fotosfera - seria de 6.000º C.
O Sol gira em torno de si mesmo, em sentido direto, em torno de um eixo inclinado de 82º45' sobre a eclíptica, com um período de 25,38 dias no equador.
Sol.

Elementos naturais do Sol

80% dos átomos do Sol são de hidrogênio e 18% de hélio. Os elementos naturais restantes (58 dos 92 conhecidos na Terra), foram encontrados na proporção de 2%.

Medidas do Sol

O Sol está situado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra e tem uma idade de aproximadamente 5 bilhões de anos. Seu raio é de 696.000 km aproximadamente e sua massa é avaliada em 2.1030 kg, ou seja, aproximadamente 333.000 vezes a da Terra. Seu peso específico médio é cerca de 1.400 kg/m3.

Influências do Sol sobre a Terra:

Sol.
A alternância dos dias, das noites e das estações é a primeira das relações entre o Sol, a Terra e seu clima. Dependemos do Sol para viver, assim como toda a natureza. A energia luminosa proveniente do Sol entra no mundo vivo através da fotossíntese. As algas e plantas captam a energia da luz e a convertem em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas. Toda essa energia armazenada nessas algas e plantas serão transportadas para outros animais que a consumirem, formando assim, uma cadeia alimentar.
Sol.

Radiação solar e fotossíntese

Mais da metade da radiação solar que atinge a Terra não chega até o solo. Aproximadamente 35% é refletida pelas nuvens e poeira, quase 20% é absorvida pelo vapor d'água e outras moléculas da atmosfera.
Da energia solar que chega efetivamente à superfície, apenas 1 a 2% é aproveitada para a fotossíntese.

Fontes: Livro- Ciências Entendendo a Natureza. ( César . Sezar . Bedaque )
              Sites - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol

Um comentário:

  1. Olá pessoal,

    Gostaria que verificassem em outras fontes sobre a temperatura do Sol, tanto nas partes mais internas quanto externas!!

    Vlw!

    ResponderExcluir