Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Astronomia.


A Ciência que estuda os corpos celestes .Os astrônomos,cientistas que se dedicam ao estudo da astronomia,utilizam em seu trabalho os dados ,telescópicos,radares,espectroscôpio,satélites artificiais e espaçonaves.
                            
A astronomia é uma ciência que tem milhares de anos.Sua origem encontra-se ligada às atividades agricolas e à religião e foi provavelmente a primeira das ciências desenvolvida pelo homem.Teve grande importância nas civilizaçòes da antiquidade;2000 anos antes da era Cristã.,os babilonios,chineses e egipcios semeavam obedecendo a calendários elaborados de acordo com o movimento regular do sol e da lua.No Egito antigo,quando certas estrelas apareciam no firmamento,a população sabia que era chegada a época das enchentes.Quando surgia a constelação de Aquário ,o povo preparava-se para enfrentar as enchentes do Rio Nilo.A astronomia teve inicio na Grecia Antiga.Há cerca de 2600 anos,Pitágoras supôs que a terra era uma esfera no centro do universo.Quase 800 anos depois outro grego,Ptolomeu,escreveu um livro que foi o fundamento para a astronomia dos 1400 anos seguintes.O erro dos primeiros astrônomos foi pensar que a terra estava imóvel no centro do universo e que o sol,a lua as estrelas e os planetas giravam em torno dela.
A astronomia moderna:
Foi com trabalho de Nicolau Copérnico no século xvI que teve inicio a moderna astronomia. Em 1543,ela afirmou que a terra e todos os planetas giravam ao redor do sol,corrigindo assim a teoria de Ptolomeu sobre o universo.Ainda no final do século xvI,o dinamarquês Tycho Brahe estudou as posições das estrelas e dos planetas.Brahe morreu antes de completar seu trabalho mas o astrônomo e matematico Johannes Kepler deu continuidade àqueles estudos ,determinando como os planetas giravam ao redor do sol,em órbita eliptica.


GALILEU E NEWTON:
Ao mesmo tempo que Kepler calculava as órbitas dos planetas,Galileu desenvolvia o telescópio,instrumento que possibilitou uma visão do firmamento como jamais tivera sido obtida até então.Em 1610,Galileu observou as luas de Júpiter e as fase de Venus.Depois de sua morte em 1642,o fisico e matemático Isaac Newton realizou a maior descoberta desde o tempo de Copérnico .As leis de Newton permitiram explicar os movimentos dos corpos celestes. Ele provou,por exemplo, que a gravitação determinava a ;orbita da lua;Os trabalhos de Newton constituiram um passo fundamental para o desenvolvimento da astronomia e da física.

DESENVOLVIMENTOS RECENTES:
 A tecnologia espacial do século XX permitiu grandes avanços para a astronomia.Em 1947,os Estados Unidos lançaram um foguete para tirar a primeira fotografia acima da atmosfera.Em 1959,uma sonda espacial da União Sovietica registrou as primeiras imagens televisionadas do lado da lua que fica sempre oposto à Terra. Desde os anos 60,os Estados Unidos recebem informações de espaçonaves lançadas até Marte e Venus.Em 1979,duas espaçonaves americanas, a Voyager 1 e a Pionner ll,passaram nas proximidades de Júpitere Saturno,respectivamente,enviando fotos e dados,que sendo analisadas pelos cientistas de todo o mundo.

Fontes:

Um comentário:

  1. Poderiam ter citado aqui os grandes astrofísicos atuais que vcs não falaram antes, como por exemplo Hawking e Einstein... pq não??

    ResponderExcluir