Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Dinamômetro: como fazer ?

Para que serve?
Os dinamômetros servem para medir forças. Agora interessa saber qual a relação dos dinamômetros com a força elástica. Um dinamômetro é normalmente constituído de uma mola que, a ser puxada, sofre deformação. Acopladas a ela ficam uma escala previamente elaborada e uma agulha que indica a leitura da intensidade da força elástica experimentada pelo dinamômetro.
Agora vamos aprender como se faz um dinamômetro.

Necessita-se de :
 Uma Mola (de preferência que não se deforme tão fácil ou dificilmente);
 Uma régua normal (graduada em mm);
 Dois Ganchos;
 Dois objetos qualquer (OBS: Saiba as massas desses objetos, de preferência em kg).

E depois ?
 Pendure a mola - usando um dos ganchos - em um lugar qualquer (no experimento, nó fizemos um furo na régua como pode ser visto nas fotos abaixo), meça o comprimento da mola relaxada (lo), no experimento lo=2,5 cm. Pendure um objeto na mola (usando o outro gancho) de massa (m¹) conhecida, no experimento a massa foi de 3,5 g. Calcule o peso correspondente a essa massa (usando a formula P¹= m¹.g) no experimento a força peso(p¹) foi de 35N. Agora meça o novo comprimento da mola que se esticou. Anote esse valor (l¹) no experimento l¹=3 cm. Calcule a deformação da mola (x¹): deformação=l¹-lo. No caso foi de 0,5 cm. Depois faça a mesma coisa com um outro objeto de massa (m²) diferente, no experimento usamos um objeto de m²=1,6g e a mola com ele teve uma deformação(x²) de aproximadamente 0,2 cm.

Como se usa?
 Faça uma proporção (regra de três): se para x¹ cm de deformação o peso corresponde a P¹, então para x² cm o peso equivale a P². O valor de P² é o peso do objeto que está pendurado na mola e sua massa pode ser obtida pela equação p²=m².g.
No experimento x¹ foi de 0,5 cm e p¹ foi 35N. Já x² foi de aproximadamente 0,2 cm e p²=16.

2 comentários:

  1. Pessoal, vcs precisam rever a postura da equipe: Tinham até ontem para fazr as publicações que foram pedidas, no entanto, nenhuma foi feita, e sobre esta, a dinamômetro, infelizmente copiaram de outro site, não foi isso que eu pedi, queria uma produção própria.

    E aí, será tomada alguma atitute quanto a isso?

    ResponderExcluir