Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Força de Atrito

A força de atrito está presente em quase todos os momentos do nosso dia-a-dia. é ela que o possibilita  de estar agora sentado lendo esse texto, pois sem ela você já teria escorregado pela sua cadeira. O andar de alguém também seria impossível, pois sem o atrito esse alguém não teria apoio nem para ficar de pé.
Para a existência da força de atrito, é preciso existir o contato entre duas superfícies, como por exemplo, os pés de uma pessoa e o chão. Os pés são aderentes e o chão na maioria das vezes áspero, e essa combinação gera uma força de atrito que fará os pés se movimentarem sem derrapar pelo chão.
A força de atrito é uma força de oposição à tendência do escorregamento. Tal força é gerada devido a irregularidades entre as duas superfícies que estão em contato.

Força de atrito Cinético
Quando a força aplicada for maior que a força de atrito, o corpo entrará em movimento. A partir desse momento, o atrito deixa de ser estático para se tornar cinético, ou seja, o atrito cinético é o atrito que ocorre quando os corpos estão em movimento. Esse atrito, ao contrário do atrito estático, tem valor constante e é menor que o atrito de destaque. Isso é um dos motivos pelo qual fica mais fácil empurrar o guarda roupa depois que ele entra em movimento.

Força de Atrito Estático
A força de atrito estático ocorre quando a força aplicada não é suficiente para mover o objeto. É aquela situação em que você empurra o guarda roupa e ele não se move. Isso ocorre porque a força aplicada é igualada pela força de atrito. Observe que por esse motivo, a força de atrito estático tem a sua intensidade variável.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário