Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vídeo sobre colisões.


Autódromo de Interlagos




O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma região entre dois lagos artificiais, 
Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.




Esta pista, com muitas retas e curvas que fazem a diferença entre um bom e um mau piloto, é um dos melhores circuitos da Fórmula 1, que começou a correr aqui no ano de 1973. É de média velocidade, com curvas de baixa e de alta velocidade, e com duas grandes retas. A curva do S (chamada de Curva do Senna) é um grande desafio para os pilotos, e muitos grandes já foram parar fora da pista nesse ponto, um dos preferidos pelo ex-piloto brasileiro Ayrton Senna.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aut%C3%B3dromo_de_Interlagos

http://www.superspeedway.com.br/f_um/interlagos.asp

Questão Resolvida UEFS: envolvendo MRU

Um trem desloca-se entre duas estações por uma ferrovia plana e retílinia. Sabe-se que durante os primeiros 40s, ele parte do repouso com uma aceleração de modulo igual a 0,8 m/s² mantendo a velocidade constante durante 1min. Em seguida, o trem sofre uma desaceleração de modulo igual a 0,5m/s², até parar. Nessas condições, a distância que o trem percorre, desde o instante inicial até parar, é igual, aproximadamente em Km, a:

a) 2,5
b)2,7
c)2,9
d) 3,2
e) 3,6



Resolução:

1º - (MRUV)  ∆t= 40s            2º - (MRU)     v= constante            3º-(MRUV)       ∆t=?                      
                    A= 0,8 m/s²                           ∆t=60s(1min)                                     A=  -0,5M/s²


∆S=?  (km)




- espaço percorrido no ínicio:
S=S(i) = v(i).t+(a.t²)/2          S(i)= posição inicial

-repouso:
S(1)= 0+0+(0,8.40²)/2
S(1)= 0,8.1600/2
S(1)= 640m

2º trecho                         3º trecho             Espaço
v(2)= ?                           a= ∆v/∆t                    S(2)= So +v.t
v(2)= Vo + a.t                -0,5=0-32/∆t             S(2)= 640+32.60
v(2)= 0,8.40                   -0,5t=-32                 S(2)= 2560m
v(2)= 32 m/s                    t=64s

S= 2560+32.64+(-0,5).64²/2
S= 256+2048+ (-1024)
S=4608-1024
S=3584m – km
S é aproximadamente 3,6 Km                                    Resposta:   LETRA E

GP de fórmula 1 no Brasil





A partir de 1972 o GP começou a ser realizado também no Brasil. E desde 1973 que se inclui no Campeonato de Fórmula 1. Acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Uma curiosidade sobre esse circuito: é um dos poucos a possuir sentido anti-horário.
No site wikipedia encontramos a seguinte afirmação: " O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no ano de 2007 foi o evento esportivo internacional mais assistido no mundo, perdendo apenas para o Super Bowl, nos Estados Unidos, mas como o mesmo é mais de 90% da audiência vinda dos Estados Unidos ele não é reconhecido como evento internacional. "
No ano seguinte pela terceira vez na história e a primeira com um brasileiro, um piloto tem a oportunidade de decidir o título em casa, o seu nome é Felipe Massa.
O Grande Prêmio do Brasil foi realizado pela primeira vez em Interlagos,  Em 1978, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, pois o Autódromo de Interlagos precisava ser modernizado e remodelado. Em 1990, o Grande Prêmio do Brasil voltou para Interlagos, e até hoje é realizado no mesmo. Em 2005, pela primeira vez, o GP do Brasil decidiu o Campeonato Mundial de Fórmula 1, que foi ganho por Fernando Alonso.


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_do_Brasil

A energia solar e os entraves a sua expansão enquanto fonte energética.

 A exploração da energia solar funda-se na utilização dos denominados painéis solares fotovoltaicos, que são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica, por intermédio do uso de células solares semicondutoras, produzidas à base de silício.







 Desafio do Silicio : 


Tendo o silício com essa pureza  99,9999% , a proposta é fazer a laminação do mineral para obtermos as células solares , essa é uma tecnologia que a indústria brasileira ainda não domina. Depois de obter as lâminas de silício mono ou multicristalino, será possível fazer a montagem dos módulos, trabalhando a orientação dos cristais para maior ganho em eficiência no aproveitamento da radiação solar .



Fontes :http://www.minerva.uevora.pt/odimeteosol/energias.ht
http://www.lex-net.com/comunidade/descricaoartigo.cfm?artigo=98

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tipos de Radares

Radar fixo: É todo tipo de radar instalado em poste que tem sua posição fixa e conhecida. Sinalizado, esse radar multa quem passar do limite estabelecido para o local. Também é chamado de pardal (por causa da caixa)e caetano, que é o radar escondido atrás de árvores ou postes.






















Radar estático: É o radar de tripé, que é colocado em um local e fica alí o dia inteiro multando carros que não sabem que ele está alí, mas devido a uma lei, eles também pecisam ser sinalizados !














Radar móvel: Instalado em uma van, o radar móvel mede a velocidade dos carros em uma rodovia. A van pode estar em movimento ou não.















Lombada eletrônica: Antigamente, a lombada eletrônica tinha mesmo a lombada feita de asfalto, mas a arrecadação era pequena, e hoje, não existe mais a lombada. Esse radar tem o formato de um pórtico, ou de uma bandeira.















Semáforo: Tem a função de multar quem avança o sinal vermelho.



















Bus lane: Radares de faixa exclusiva de ônibus. Mede o tamanho dos veículos. Se for grande, deixa passar, mas se for pequeno, ou muito grande, então é multado !

















Parada sobre faixa de pedestres: Uma categoria bem recente de radares. Eles multam os carros que param sobre as faixas de pedestres, que é proibido ! Mesmo que o sinal esteja vermelho !


















Radar LAP: Leitura automática de placa. Esses novíssimos radares identificam a placa, e em poucos segundos, podem dizer se existem multas vencidas, IPVA não pago, o se o carro é roubado ! 



Fontes :http://pt.wikipedia.org/wiki/Radar


pt.wikipedia.org

O uso de radares para controle da velocidade no trânsito .

Um radar comum é composto por enormes antenas e eletricidade. Eles enviam pulsos eletromagnéticos intermitentes por longas distâncias, e quando há algum objeto que reflita o pulso , a antena capta a resposta e consegue calcular imediatamente a distância em que estão os objetos.

No pulso seguinte, o mesmo processo é realizado, mas há uma função adicional. Com as duas informações de distância recebidas, um rápido cálculo da relação entre elas e o tempo de intervalo pode ser feito para que a velocidade dos objetos seja obtida. E essa é apenas uma das funções dos radares de controle aéreo ou detecção de inimigos .






Presente na maioria das grandes cidades, os radares eletrônicos são ao mesmo tempo um suporte para a segurança dos motoristas e um incômodo para os usuários do sistema viário. Isso acontece porque há muitos que julgam os radares como “caça-níqueis”, mas a verdade é que, em locais que há a presença desses redutores de velocidade, o índice de acidentes pode cair muito.



Sensores Magnéticos


 Eles podem ser vistos por qualquer pessoa, pois não é difícil identificá-los. Perto dos “pardais”, sempre podem ser vistas algumas marcações no chão. São os sensores magnéticos que enviam os pulsos até os computadores de medição, em que serão realizados os cálculos que indicam em quais velocidades os motoristas passam pela via.
Os três sensores funcionam em conjunto, criando um campo eletromagnético. Como os veículos são compostos por elementos ferromagnéticos, os sensores são afetados por eles. Dessa maneira, assim que o carro ou a motocicleta passar pelo primeiro o sensor, o campo magnético é anulado e reativado quando o segundo sensor for acionado.



Rapidamente são realizados cálculos entre a distância e o tempo, para que seja definida a velocidade com que o veículo cruzou os sensores. É aquele mesmo cálculo das aulas de física (a distância dividida pelo tempo percorrido é igual à velocidade) que define a quantos quilômetros por hora o motorista estava.

Fontes :
http://www.tecmundo.com.br/infografico/10350-como-funcionam-os-radares-de-transito-infografico-.htm

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Viabilidade econômica e energética das Usinas Eólicas

A energia eólica, é proveniente dos ventos. E é mais uma das fontes de energia renovável, ou seja, aquelas energias que não trazem danos ao meio ambiente. Ela se encaixa também, no grupo das energias alternativas.
Hoje em dia, é muito comum a ideia de que a energia eólica é uma fonte cara, e consequentemente a atribuição dessa afirmação para a pouca quantidade de usinas no mundo.
Pois estamos por meio dessa postagem, provando que a energia éolica, não é cara, e sim uma fonte de energia, acessível. 
Em um seminário promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec/RJ), surge a seguinte afirmação: "Com dez dias, a eólica já passa a valer a pena em relação às usinas a gás, por exemplo”, disse Drummond. Na comparação com as térmicas a diesel, bastariam seis dias para evidenciar a vantagem da geração eólica, de acordo com o estudo. Drummond acrescentou que, “em dois meses, você pode dizer que [a energia eólica] compensa qualquer coisa”. É o mesmo que dizer que após 60 dias a energia gerada pela usina eólica começa a ficar mais barata que a energia de outras fontes.


Apesar de ser uma energia barata, no Brasil, o seu custo, ainda é um pouco elevado. Os empreendedores alegam que a tarifa viabilizadora da energia eólica seria de R$ 0,21 por KWh, equivalendo a uma tarifa de US$ 0,10, com base na taxa de câmbio média de R$ 2,03 verificada nos últimos 48 meses. Esta tarifa é superior a tarifa de R$ 0,15 exigida pelas usinas de biomassa, por exemplo. Porém, o relevante a ser analisado é que em muitos países a energia eólica já é viável com uma tarifa de US$ 0,04.Especificamente, o maior custo da energia eólica no Brasil pode ser atribuído aos maiores custos logísticos de implementação dos projetos, como por exemplo à precariedade das estradas nordestinas, região onde se encontra o maior portencial eólico no país, e ao número restrito de ofertantes nacionais de aerogeradores associado às restrições de importação destes equipamentos.


Fontes;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_energia/cresce_no_brasil_a_utilizacao_de_energia_eolica_para_eletricidade.html
http://www.energiabrasil.com.br/website/artigo.asp?cod=559&idi=1&id=567
http://www.plataformaitaipu.org/jornal-energia/estudo-da-eletrobras-aponta-viabilidade-economica-da-energia-eolica