Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mina de Urânio em Caetité-Ba


"( 238U92 ) O urânio (homenagem ao planeta Urano), é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 u, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundância comparavel a do molibdênio e arsênio, porem quatro vezes menos abundante que o tório. À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido. É um elemento metálico radioativo pertencente à família dos actinídeos. Foi descoberto em 1789 pelo alemão Martin Klaproth. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioatividade, seus isotopos mais comuns tem uma meia vida longa(~4,5 bilhões de anos para o urânio-238 e ~700 milhões de anos para o urânio-235). O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica." (Trecho retirado do site Wikipedia )

Caetité- Bahia

O Distrito Uranífero de Lagoa Real está localizado numa região montanhosa do centro-sul do Estado da Bahia, a cerca de 20 km a nordeste da cidade de Caetité. O principal mineral de urânio é a uraninita. A INB Caetité é um empreendimento mínero-industrial modular, implantado sob o regime de empreitada integral através de um consórcio de empresas brasileiras.
Inicialmente, o processo de beneficiamento do minério de urânio será o da lixiviação em pilhas (estática) que dispensa as fases de moagem, agitação mecânica e filtração. A concentração do urânio é realizada pelo processo de extração por solventes orgânicos.

No aspecto ambiental, a ausência de rejeitos sólidos finos, evita a necessidade de depósitos especiais para sua contenção, minimizando desta forma os impactos já reduzidos também pela menor utilização de insumos químicos. No projeto destaca-se a possibilidade de reciclagem total dos efluentes líquidos ao processo, garantindo a ausência de liberação destes para o meio ambiente.

A INB em sua política ambiental preocupa-se com a unidade e com a recuperação de áreas degradadas. Este projeto é apoiado pelos Programas de Monitoração Radiológica, Ambiental e Operacional. São muitas as ações em favor do meio ambiente:
  • retorno do Córrego da Cachoeira ao seu leito original para recuperação ambiental da área da mina com a inundação da cava, a revegetação das áreas situadas acima do nível da água;
  • revegetação dos taludes da mina logo após o término das operações de mineração;
  • revestimentos dos depósitos de estéreis e rejeitos sólidos (pilhas de lixiviação) com uma camada impermeável e compactada de argila e revegetação, quando necessário;
  • monitoração contínua dos setores de lixiviação, das bacias de contenção;
  • controle de todas as outras instalações e equipamentos que, catalogados e monitorados, tem seu aproveitamento alternativo avaliado;
  • monitoração contínua de uma área de 30 quilômetros em torno da mina/fábrica. Este controle avalia: água das chuvas, água subterrânea, solo, ar, capim, árvores, direção do vento e até o leite de vacas e cabras.
Na INB Caetité só é manuseado o urânio em estado natural cujo nível de radioatividade é mínimo. A experiência da empresa e dados obtidos de outras unidades semelhantes confirmam que as doses de radiação estão 20 vezes abaixo do limite aceitável, estabelecido pela CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear).

Fontes: 

Um comentário:

  1. Vejam a primeira parte do texto, a fonte está na cor branca e o fundo também, ou seja, não dá para ler.

    Gostei do trecho que colocaram aqui, falando sobre o Urânio, a cidade, pena que não comentaram sobre a imagem abaixo, acho que ela está meio descontextualizada.

    ResponderExcluir